Foto: Pedro Lenz Piegas (Diário)
Casas históricas da Vila Belga vão virar espaço com restaurante e salas comerciais
Além de iniciativas como o Brique da Vila Belga e o Mercado Público, já existem outras apostas no potencial econômico da Vila Belga, região histórica de Santa Maria. Um dos exemplos, é um espaço comercial criado a partir da reforma de uma das casas que fica na Rua Manoel Ribas.
Além de ser reformado para receber um restaurante e ter outras salas comerciais, o empreendimento é também histórico: fica em uma casa na Vila Belga com mais de 100 anos que foi totalmente restaurada.
O projeto de reforma começou há mais de dois anos e foi pensado para preservar o patrimônio histórico. As quatro salas comerciais permanecem com a mesma estrutura original, inclusive com os forros da construção que são de 1917. No hall de entrada, um painel mostra a história da Vila Belga por meio dos tijolos e das cores.
- Aqui a gente vê a história da obra com o passar dos anos. Todo o quadro da evolução - conta o engenheiro civil Luís Henrique Refatti.
Além do brique, Vila Belga deve receber novos empreendimentos do setor privado
A casa, que fica na Rua Manoel Ribas, funcionava como uma residência com três quartos, uma cozinha, um banheiro e uma sala. A restauração foi projetada respeitando as diretrizes do Instituto de Patrimônio Histórico do Estado (Iphae), conforme explicam os arquitetos Bruna Fuzzer de Andrade e Diego William Nascimento Machado, que atuaram no trabalho.
- A gente respeitou a pré-existência, quase na totalidade, e demos ênfase a porção frontal, que é a parte tombada. A intervenção maior foi no fundo, que não é a tombada, mas de qualquer maneira merece o mesmo tratamento e consideração, porque tudo isso faz parte da casa e do espaço enquanto porção da cidade - comenta Bruna.
A antiga sala, hoje transformada em um salão, deve abrigar um restaurante com espaço para uma área externa no pátio.
- Esse espaço é mais contemporâneo. Essa marcação visual conta a história do que está no passado em relação ao novo, a nova proposição. Essa conexão a gente marcou com a diagonal, que já existe, fazendo a conexão com o pátio - explica Machado.
Foto: Pedro Lenz Piegas (Diário)
No hall de entrada, um painel com tijolos e cores conta a história da casa na Vila Belga
PARA ATIVIDADES COMERCIAIS
Os locais devem ser colocados para alugar em breve. Ainda não há definição de nenhum estabelecimento no local. A casa ao lado do empreendimento também foi comprada pela empresária, que não teve o nome divulgado. A ideia é também fazer a restauração para utilizar o espaço como salas comerciais. As obras ainda não começaram e o projeto está em desenvolvimento.
FOTOS+VÍDEO: como ficou o vagão histórico destruído por incêndio em Santa Maria
- Nós estamos muito felizes com essa procura que a Vila Belga está tendo de investimentos, porque, além de manter as características das residências nas fachadas, as casas sofrem reformas que não vão deteriorar o imóvel, vai valorizar e os investimentos vão aumentar cada vez mais. Isso só nos traz benefícios, pela preservação da nossa história e pela importância que a Vila Belga tem para todos nós - comenta Myrna Floresta, presidente da Associação de Moradores da Vila Belga.